foto: Internet
A História da Páscoa
Extraído do Facebook da Igreja Luterana Castelo Forte - São Bernardo do Campo/SP
QUE HISTÓRIA É ESSA DE COELHO BOTAR OVO???
1-A PRIMAVERA, O OVO E O COELHO
Muito antigamente, quando as pessoas ainda não moravam em cidades, a maior festa era a chegada da primavera. Todo mundo ficava feliz, vendo as plantinhas crescerem, para depois darem flores e frutos e se transformarem em alimento para todos.
Os chineses, os egípcios e muitos povos antigos da Europa gostavam de pintar ovinhos para desejar aos amigos uma vida nova, cheia de saúde e de esperança. Era bom ver as flores botando as carinhas para fora, enquanto os primeiros bichinhos criavam coragem e saíam devagarinho de suas tocas.
E o primeiro a sair correndo pelos campos, adivinhe quem era? O coelho, é claro! E, como na primavera todos os bichinhos resolvem se casar e fazer sua família, a primavera ficou sendo a estação da Vida. E sabe quem é que tem a maior família de todos os bichos? Acertou! É o coelho! Por isso, o coelho passou a ser o símbolo da fertilidade.
2- A HISTÓRIA DA PÁSCOA
A primeira Páscoa que o mundo conheceu foi a dos hebreus, 1400 anos antes de Cristo nascer.
Os hebreus viviam muito tristes, porque eram escravos dos egípcios. Enquanto trabalhavam, viviam sonhando em sair do Egito para encontrar a Terra Prometida.
E esse dia chegou, no mês lunar de Nisã, que para nós é mais ou menos 2 de abril.
Finalmente, o povo todo saiu do Egito, chefiado por Moisés e para comemorar o Dia da Liberdade, na hora da ceia todos comeram carne de cordeiro e pão e beberam vinho. Este ficou sendo o Dia do Pessach, que quer dizer "Passagem para uma Vida Nova". Em português, Pessach virou Páscoa.
E foi assim que essa tradição da Páscoa passou de pai para filho, até os dias de hoje.
3- A PÁSCOA CRISTÃ
A outra história da Páscoa todo mundo conhece: É a história da Ressurreição de Jesus Cristo.
Se você pensar um pouco, vai se lembrar que Cristo, na última ceia, estava comemorando o Pessach, ou a Páscoa judaica. Sendo judeu, ele seguia a tradição do seu povo.
E o que é a Ressurreição? A passagem para uma Vida Nova. Então, todos se lembraram do que Jesus havia dito: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Como você viu, uma história puxa a outra. Como a Festa da abertura da Primavera também acontecia em abril em muitos países do hemisfério norte, as pessoas começaram a festejar a Páscoa oferecendo ovos umas para as outras.
4-OVOS E COELHOS
Como você viu na parte anterior desta história, a festa da abertura da Primavera também acontecia em abril em muitos países do hemisfério norte e as pessoas começaram a festejar a Páscoa oferecendo ovos umas para as outras.
Primeiro, eram ovos de galinha, enfeitados, que ainda hoje são radição em muitos países do mundo. Depois, houve época em que reis e rainhas ofereciam até ovos de ouro para seus amigos (já ouviu falar dos ovos Fabergé?) Com o tempo, as pessoas tiveram a ideia de colocar doces dentro das cascas do ovo até que finalmente, entre os séculos XVIII e XIX, vieram os ovos de chocolate. Então os pais contavam a história da Páscoa para seus filhos, que iam procurar os ovos escondidos no quintal.
E quem é que "trazia" os ovos? O coelho, é claro! Tudo porque ele é o bichinho mais rápido, mais cheio de filhos, mais cheio de vida. E é o primeiro a chegar, quando a primavera chega.
A Páscoa é uma festa de alegria e de vida. Mais do que a troca de doces ou presentes, a alegria vem da notícia da ressurreição de Jesus.
O coelho, na verdade, não bota ovos. Mas toda essa simbologia quer mostrar a vida que renasce. Nova Vida: esta é a mensagem da Páscoa!
Igreja Luterana Castelo Forte
Extraído do Facebook da Igreja Luterana Castelo Forte - São Bernardo do Campo/SP
domingo, 21 de julho de 2013
Comente este post!